Zé Mulato e Cassiano Ver maior

Zé Mulato e Cassiano

Disponível para Shows. Consulte-nos

Release

ZÉ MULATO E CASSIANO
SÍNTESE DA HISTÓRIA DA NOSSA MÚSICA CAIPIRA.

Em 2007 estaremos comemorando 78 anos da gravação do primeiro disco de música caipira no Brasil. Um feito de Cornélio Pires em 1929, Zé Mulato & Cassiano se apresentam hoje como o melhor resultado do que foram estes 78 anos de música caipira, raiz, sertaneja, cabocla ou regional não importa, de qualquer forma eles apresentam um trabalho com pelo menos três referências importantes na configuração deste gênero musical genuinamente brasileiro:
1. A característica marcante de duplas famosas das décadas de 20, 30, e 40, como: Jararaca e Ratinho, Alvarenga e Ranchinho e Zé Fortuna e Pitangueira com suas paródias, sátiras musicais, causos e piadas.
2. O preciosismo na elaboração das letras, preservando sempre a poesia de boa rima e temas presentes no cotidiano do povo brasileiro, tanto da cidade quanto da roça. Característica de duplas como Raul Tôrres e Florêncio, Tonico e Tinoco e Zé Carreiro e Carreirinho.
3. O mais importante, Zé Mulato & Cassiano são considerados hoje uma das melhores duplas em termos de execução dos instrumentos [viola e violão]. Zé Mulato segue os passos de violeiros como: Bambico e Tião Carreiro, só que com uma técnica bem particular. Cassiano músico autodidata, toca violão como poucos do gênero caipira no Brasil.
A maior prova disso é que nas suas gravações eles mesmos se acompanham. Em breve estarão gravando um disco só com músicas instrumentais de autoria da própria dupla.
Com certeza chegamos ao século XXI, com um saldo positivo na música popular Brasileira. E graças a Zé Mulato & Cassiano, que em todos os seus nove discos gravados até hoje, nos proporciona apreciar toda a riqueza rítmica, melódica e poética da nossa música caipira.
Na maior parte dos mais de 30 anos que reside em Brasília, Zé Mulato, principal compositor da dupla, dedicou-se ao trabalho de segurança na Câmara dos Deputados Federais, de onde tirou inspiração e argumento para temperar suas músicas com boas pitadas de humor e críticas sociais. Isso tendo como referência sempre as coisas puras do sertão. Zé Mulato & Cassiano chegaram a ficar mais de dez anos sem gravar, por não aceitarem imposição das gravadoras. Mas logo no seu primeiro CD feito com total autonomia eles arrebataram o prêmio Sharp como melhor dupla regional do Brasil. Feito repetido em 2003, com a conquista do prêmio Tim.
São Paulo, terra de Cornélio Pires, principal berço da música caipira se rende ao talento dessa dupla. Depois de serem contratados pela gravadora velas do paulista Vitor Martins, em 1996, onde gravaram dois cd´s, Zé Mulato & Cassiano tem participado de vários projetos pelo SESC, fazendo shows na capital e no interior, participou com três músicas no CD da orquestra de violeiros de São José dos Campos. E no programa Viola Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso (TV cultura SP), estiveram várias vezes. Entre elas, homenageando Carreirinho um dos seus padrinhos e outra homenageando Cornélio Pires. Enfim, Zé Mulato & Cassiano são a síntese da resistência e luta pela preservação da nossa autêntica cultura caipira